quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O triste cotidiano do trânsito no DF

O trânsito em Brasília está se tornando caótico. Carros demais, motoristas pouco civilizados e transporte coletivo ineficiente tornam o ato de dirigir na capital um exercício de paciência.

Engavetamento deixou mais de 20 feridos

Hoje, um acidente de trânsito envolvendo três ônibus e um carro em frente à entrada sudoeste do Parque da Cidade deixou mais de 20 feridos, segundo informações preliminares do Corpo dos Bombeiros. O engavetamento aconteceu pouco antes das 10h e deixou o trânsito ainda mais complicado na região. Motoristas precisaram fazer o retorno por dentro do parque para seguir em direção à SIG.



 Segundo a motorista do carro (que estava à frente dos ônibus), com o sinal amarelo ela reduziu a velocidade, parando com o vermelho. O ônibus que vinha logo atrás, trazendo policiais federais que iriam se juntar aos manifestantes na Esplanada dos Ministérios, freou antes de bater no carro. O segundo, igualmente fretado pela PF, também conseguiu evitar a batida. O terceiro ônibus, um coletivo, bateu fortemente no segundo, causando o engavetamento.

Algumas vítimas tiveram ferimentos graves

Essas informações foram passadas pelo motorista do primeiro ônibus. O condutor do coletivo já havia sido removido pelas equipes de emergência e não pode confirmar (ou negar) essa versão.
Esse e outros acidentes aconteceram justamente no dia em que o governo do Distrito Federal anunciou que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) não ficará pronto a tempo da Copa do Mundo. As autoridades do GDF alegam que os erros na licitação do VLT, que teve sua obra embargada na justiça, atrasaram o cronograma do projeto. A culpa, segundo o governo, é da gestão anterior.
O que uma coisa tem a ver com a outra? O sistema de transporte público no Distrito Federal é historicamente precário. Os ônibus são insuficientes, a frota está sucateada e os motoristas mal preparados. O VLT inauguraria um novo modal de transporte que poderia se tornar uma alternativa para a mobilidade urbana na Capital Federal. Mas, por enquanto, nada de VLT. E o que vem no lugar? Um corredor de ônibus, que ligará o aeroporto ao final da Asa Sul.

VLT: seria ótimo


Ou seja, ao invés de otimizar o transporte coletivo o GDF vai colocar mais ônibus nas ruas da cidade.  Seria uma ótima notícia se viesse acompanhada de outras alternativas de mobilidade, sobretudo em um lugar com uma frota de veículos tão grande como a do Distrito Federal.
Eu estava no carro, ouvindo na CBN a notícia sobre o VLT, quando me deparei com o acidente dos ônibus. O instinto de jornalista gritou alto. Corri em casa, peguei a câmara e voltei ao local quando as equipes já estavam socorrendo os feridos. Mas antes de sair tuitei o acidente e, junto com a CBN, fui o primeiro a dar a notícia. Uma pequena satisfação entre o caos cotidiano.
@gustavochlopes

Um comentário:

  1. ...esta historia se repete diáriamente em todos as nossas cidades.

    ResponderExcluir